DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Desenvolve produtos, tais como impressos de comunicação (jornais, revistas,livros, catálogos, folhetos), eletrônicos e digitais (vídeos, CDs, DVDs e páginas para a internet).
Analisa e decide se o produto de comunicação atende aos interesses comerciais da editora e do consumidor.
Escolhe e aprova as obras literárias a serem editadas, o conteúdo de revistas, periódicos e sites.
Seleciona o material a ser publicado, faz o planejamento gráfico para conteúdos textuais, escolhe as ilustrações.
Faz o contato com autores, consultores, colaboradores, técnicos em gravação e impressão.
Em conjunto com o autor estuda as condições comerciais do contrato.
Cuida da disposição dos textos nas páginas (diagramação).
Prepara os originais utilizando a informática ou técnicas tradicionais.
Define capas, cores, ilustrações e qualidade do material a ser utilizado.
Acompanha, coordena e supervisiona o processo de tradução, composição, edição de revistas, impressão de livros e publicações diversas.
Estuda a viabilidade econômica, decide sobre a tiragem, periodicidade, época de lançamento e distribuição de publicações.
Gerencia projetos editoriais desde a concepção da idéia até o produto final.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Editoras, livraria, agências de publicidade e propaganda, escritórios de consultoria e assessoria de produtoras de filmes, gravadoras de discos e audiovisuais, empresas jornalísticas, instituições científicas e de pesquisas, empresas de difusão artística e cultural, emissoras de rádio e televisão, indústrias gráficas.
CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia (Geral e da Comunicação), Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral), Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, Comunicação Comprada, Educação Física.
Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa (Redação), Editoração, Fotografia, Indústria Editorial, Técnicas de Documentação na Indústria Editorial, Mercadologia, Comunicação Visual, Cálculo de Custos, Matérias Primas, Legislação e Ética da Indústria Editorial.
Matérias Optativas: A Faculdade escolhe três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Política de Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.
Estágio: Obrigatório e Supervisionado.
Duração do Curso: 4 anos.